sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Resumo: Os saberes da racionalidade pedagógica na sociedade Contemporânea



UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB
AUTORIZAÇÃO: DECRETO 92937/86, DOU 18/07/86 - RECONHECIMENTO: PORTARIA 909/95, DOU 01/08/95.

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – CAMPUS XV VALENÇA – BA




Ediéllen Braga
Roberto Alves
Simone Neves









Os saberes da racionalidade pedagógica na sociedade Contemporânea









Valença-Ba
2013











Os saberes da racionalidade pedagógica na sociedade Contemporânea


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Síntese do texto do Curso de Pedagogia do Departamento de Educação, Campus XV/Valença, Universidade do Estado da Bahia, sob a orientação do Prof.º Sergio Augusto.


















Valença-Ba
2013









Os saberes da racionalidade pedagógica na sociedade Contemporânea.


RESUMO
O presente estudo foi realizado com base na concepção do autor Jacques Therrien, o objetivoé identificar alguns elementos que caracterizam a racionalidade dominante do mundo contemporâneo, o estudo questiona a racionalidade do fazer pedagógico nas instituições de ensino. É de suma considerar categorias teóricas que delimitam o trabalho docente e a sua compreensão, formulando subsídios para a construção da racionalidade pedagógica que deve perpassar o fazer docente.
Palavras chaves: formação, saber, trabalho e racionalidade pedagógica

ABSTRACT
The present study was based on the design of the author Jacques Therrien, the goal is to identify some elements that characterize the dominant rationality of the modern world, the study questions the rationality of pedagogical practice in educational institutions. It is considered of paramount theoretical categories that define teachers' work and their understanding, formulating subsidies for the construction of pedagogical rationality that must pervade the teacher do.
Key-words: pedagogical training, knowledge, work and rationale


Considerações Iniciais

Existem alguns debates em torno da formação docente de ensino fundamental, médio e universitário. Esses debates levam a questões fundamentais sobre a dimensão pedagógica da educação e do ensino. A discussão para melhor desenvolvimento nesse estudo procede de análises à prática docente nas escolas e universidades.
Análise da produção cientifica com fundamentos epistemológicos que dão apoio ao trabalho docente. O estudo do tema é dividido em três momentos para melhor compreensão e desenvolvimento:
1º Identificar alguns elementos que caracterizam a racionalidade dominante da vida no mundo contemporâneo.
2º Questionar a racionalidade do fazer pedagógico dominante nas instituições de ensino.
3º Estabelecer algumas categorias teóricas que delimitam o trabalho docente e que conduzem à compreensão da racionalidade que lhe dá suporte.

Elementos da racionalidade do mundo da vida contemporânea

Existem alguns elementos da racionalidade dominante na nossa sociedade que fazem a tentativa de desvelar alguns elementos da essência dos conhecimentos e dos saberes hegemônicos que direcionam as aprendizagens à vida no mundo.
Dois fenômenos que afetam a nossa contemporaneidade:
Inicialmente o foco esta na nossa sociedade e na racionalidade que caracteriza a hiper-modernidade e identificar o conflito de primazia entre a teoria e a prática na construção das bases que dão suporte ao trabalho pedagógico.
Nossa sociedade hiper-moderna tem muitas características conflitantes e contraditórias.
Hegemonia do mercado= componentes do capitalismo neoliberal.
Sob a bandeira da democracia a mesma sociedade enaltece o indivíduo= consciência autônoma e solitária que é capaz de elaborar e justificar o seu agir.
Existe então uma dicotomia da racionalidade da prática docente.

Os dilemas da racionalidade da prática docente.

Nas instituições universitárias algumas pessoas mantém consagrado o olhar cientifico de uma ciência positiva e objetiva o olhar cientifico de uma ciência positiva e objetiva, isso porque na universidade se tem a tradição de formar cientistas bacharéis e pesquisadores. Ao mesmo tempo tem-se a preocupação social das áreas humanistas se defrontarem com a complexidade dos múltiplos olhares e leituras que os indivíduos protagonizam como projeto de sociedade.
De um lado os docentes universitários competentes nas suas áreas disciplinares, conduzem os processos formativos que tem o predomínio da racionalidade da ciência normativa e instrumental, alheios ao olhar pedagógico dos processos de ensino-aprendizagem. Do outro lado, muitas vezes os cursos de pedagogia formam sujeitos que tem em base a racionalidade que não concilia as dimensões de instrução e de formação do ato educativo. Dicotomizando a formação em autonomia profissional e formação para cidadania.
Jacques Therriendeixa claro que o trabalho docente é pragmático, busca resultados através de decisões pedagógicas apoiadas em objetivos, teorias e experiências.
Nas universidades existem professores que a sua pedagogia é racional cientifico/instrumental, e outros onde a sua pedagogia é humanista.
A pedagogia penetra os mais diversos setores do mundo da vida. Todo professor tem a sua pedagogia.


O trabalho docente e a gestão pedagógica da classe

Quando há uma maior interação professor-aluno através da comunicação, o dialogo e o entendimento que está sendo passado, a aprendizagem torna-se mais favorável fazendo com que ambas as partes aproveitem os conhecimentos dialogados. Ao está lhe dando com alunos o professor acaba de certa forma contribuindo para a construção de um cidadão futuramente.

Os saberes dos docentes
São vários saberes docentes, que abrange muitas coisas e diferentes círculos no ambiente escolar, apresentando experiências adquiridas ao longo da vida, tanto familiar, social, e escolar. O educador possui o conhecimento profissional contribuindo para a formação de aprendizagem do seu educando, não somente domina, mas também produz conhecimento nas suas ações do cotidiano.
Os saberes múltiplos proporcionam ao docente uma visão através da leitura em relação ao mundo, e os múltiplos olhares de saberes disciplinados. O maior desafio da gestão pedagógica e da transformação pedagógica da matéria é saber passar o conhecimento mesmo quando o aluno faz perguntas que o docente não sabe, mas na busca entres todo o conhecimento adquirido consegue dá a resposta.
A educação é uma ação social que requer a participação de dois ou mais sujeito porque não dá para funcionar só, não existe professor sem aluno nem aluno sem professor. 

Considerações finais

Identificamos as escolas e universidades como espaços de aprendizagem para a vida.
Havendo destaque a função instrutiva e formadora do profissional docente.
A formação do sujeito pedagógico, o educador, passa pelos princípios: do conhecimento/compreensão do seu universo social, do domínio de saberes múltiplos e heterogêneos, da dialética teoria/prática, do disciplinamento para a reflexão e a transformação como professor-pesquisador, da intersubjetividade, do trabalho cooperativo e colaborativo, da competência regulada pela autonomia profissional, da ética de uma profissão quetem sua identidade fundada em saberes próprios.

REFERÊNCIAS:

CONTRERAS, J.  A autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002
FREIRE, Paulo.  A importância de ler. São Paulo: Cortez, 1987
THERRIEN, J. O saber do trabalho docente e a formação do professor. In: A Shigunov Neto e L. S. B. Maciel (Org.), Reflexões sobre a formação de professores. Campinas: Papirus. 2002.
VIRGÍNIO, W. de Macedo  Competência comunicativa e formação docente. Dissertação de Mestrado em Educação. Natal : UFRGN. 2003.


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