AUTORIZAÇÃO: DECRETO 92937/86, DOU 18/07/86 - RECONHECIMENTO:
PORTARIA 909/95, DOU 01/08/95.
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – CAMPUS XV VALENÇA – BA
Ediéllen Braga
Roberto Alves
Simone Neves
Os saberes da racionalidade pedagógica na sociedade
Contemporânea
Valença-Ba
2013
Os saberes da racionalidade pedagógica na sociedade
Contemporânea
.
Síntese do texto do Curso
de Pedagogia do Departamento de Educação, Campus XV/Valença, Universidade do
Estado da Bahia, sob a orientação do Prof.º Sergio Augusto.
Valença-Ba
2013
Os
saberes da racionalidade pedagógica na sociedade Contemporânea.
RESUMO
O presente estudo foi realizado com base na concepção do autor Jacques
Therrien, o objetivoé identificar alguns elementos que caracterizam a
racionalidade dominante do mundo contemporâneo, o estudo questiona a
racionalidade do fazer pedagógico nas instituições de ensino. É de suma
considerar categorias teóricas que delimitam o trabalho docente e a sua compreensão,
formulando subsídios para a construção da racionalidade pedagógica que deve
perpassar o fazer docente.
Palavras chaves: formação, saber,
trabalho e racionalidade pedagógica
ABSTRACT
The present study was based on the
design of the author Jacques Therrien, the goal is to identify some elements
that characterize the dominant rationality of the modern world, the study
questions the rationality of pedagogical practice in educational institutions.
It is considered of paramount theoretical categories that define teachers' work
and their understanding, formulating subsidies for the construction of
pedagogical rationality that must pervade the teacher do.
Key-words:
pedagogical training, knowledge, work and rationale
Considerações Iniciais
Existem alguns debates em torno
da formação docente de ensino fundamental, médio e universitário. Esses debates
levam a questões fundamentais sobre a dimensão pedagógica da educação e do
ensino. A discussão para melhor desenvolvimento nesse estudo procede de
análises à prática docente nas escolas e universidades.
Análise da produção cientifica
com fundamentos epistemológicos que dão apoio ao trabalho docente. O estudo do
tema é dividido em três momentos para melhor compreensão e desenvolvimento:
1º Identificar alguns elementos
que caracterizam a racionalidade dominante da vida no mundo contemporâneo.
2º Questionar a racionalidade do
fazer pedagógico dominante nas instituições de ensino.
3º Estabelecer algumas categorias
teóricas que delimitam o trabalho docente e que conduzem à compreensão da
racionalidade que lhe dá suporte.
Elementos da racionalidade do mundo da vida contemporânea
Existem alguns elementos da
racionalidade dominante na nossa sociedade que fazem a tentativa de desvelar
alguns elementos da essência dos conhecimentos e dos saberes hegemônicos que
direcionam as aprendizagens à vida no mundo.
Dois fenômenos que afetam a nossa
contemporaneidade:
Inicialmente o foco esta na nossa
sociedade e na racionalidade que caracteriza a hiper-modernidade e identificar
o conflito de primazia entre a teoria e a prática na construção das bases que
dão suporte ao trabalho pedagógico.
Nossa sociedade hiper-moderna tem
muitas características conflitantes e contraditórias.
Hegemonia do mercado= componentes
do capitalismo neoliberal.
Sob a bandeira da democracia a
mesma sociedade enaltece o indivíduo= consciência autônoma e solitária que é
capaz de elaborar e justificar o seu agir.
Existe então uma dicotomia da
racionalidade da prática docente.
Os dilemas da racionalidade da prática docente.
Nas instituições universitárias
algumas pessoas mantém consagrado o olhar cientifico de uma ciência positiva e
objetiva o olhar cientifico de uma ciência positiva e objetiva, isso porque na
universidade se tem a tradição de formar cientistas bacharéis e pesquisadores. Ao
mesmo tempo tem-se a preocupação social das áreas humanistas se defrontarem com
a complexidade dos múltiplos olhares e leituras que os indivíduos protagonizam
como projeto de sociedade.
De um lado os docentes
universitários competentes nas suas áreas disciplinares, conduzem os processos
formativos que tem o predomínio da racionalidade da ciência normativa e
instrumental, alheios ao olhar pedagógico dos processos de ensino-aprendizagem.
Do outro lado, muitas vezes os cursos de pedagogia formam sujeitos que tem em
base a racionalidade que não concilia as dimensões de instrução e de formação
do ato educativo. Dicotomizando a formação em autonomia profissional e formação
para cidadania.
Jacques Therriendeixa claro que o
trabalho docente é pragmático, busca resultados através de decisões pedagógicas
apoiadas em objetivos, teorias e experiências.
Nas universidades existem
professores que a sua pedagogia é racional cientifico/instrumental, e outros
onde a sua pedagogia é humanista.
A pedagogia penetra os mais
diversos setores do mundo da vida. Todo professor tem a sua pedagogia.
O trabalho docente e a gestão pedagógica da classe
Quando há uma maior interação
professor-aluno através da comunicação, o dialogo e o entendimento que está sendo
passado, a aprendizagem torna-se mais favorável fazendo com que ambas as partes
aproveitem os conhecimentos dialogados. Ao está lhe dando com alunos o
professor acaba de certa forma contribuindo para a construção de um cidadão
futuramente.
Os saberes dos docentes
São vários saberes docentes, que abrange muitas
coisas e diferentes círculos no ambiente escolar, apresentando experiências
adquiridas ao longo da vida, tanto familiar, social, e escolar. O educador
possui o conhecimento profissional contribuindo para a formação de aprendizagem
do seu educando, não somente domina, mas também produz conhecimento nas suas
ações do cotidiano.
Os saberes múltiplos proporcionam ao docente uma
visão através da leitura em relação ao mundo, e os múltiplos olhares de saberes
disciplinados. O maior desafio da gestão pedagógica e da transformação
pedagógica da matéria é saber passar o conhecimento mesmo quando o aluno faz
perguntas que o docente não sabe, mas na busca entres todo o conhecimento
adquirido consegue dá a resposta.
A educação é uma ação social que requer a
participação de dois ou mais sujeito porque não dá para funcionar só, não
existe professor sem aluno nem aluno sem professor.
Considerações finais
Identificamos as escolas e
universidades como espaços de aprendizagem para a vida.
Havendo destaque a função
instrutiva e formadora do profissional docente.
A formação do sujeito pedagógico, o
educador, passa pelos princípios: do conhecimento/compreensão do seu universo
social, do domínio de saberes múltiplos e heterogêneos, da dialética
teoria/prática, do disciplinamento para a reflexão e a transformação como
professor-pesquisador, da intersubjetividade, do trabalho cooperativo e
colaborativo, da competência regulada pela autonomia profissional, da ética de
uma profissão quetem sua identidade fundada em saberes próprios.
REFERÊNCIAS:
CONTRERAS, J.
A autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002
FREIRE,
Paulo. A importância de ler. São Paulo: Cortez, 1987
THERRIEN, J. O saber do trabalho docente e a formação do
professor. In: A Shigunov Neto e L. S. B. Maciel (Org.), Reflexões sobre
a formação de professores. Campinas: Papirus. 2002.
VIRGÍNIO, W. de
Macedo Competência comunicativa e
formação docente. Dissertação de Mestrado em Educação.
Natal : UFRGN. 2003.
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